Beatriz Peres: a menina campeã
- projetoguapecas
- 15 de dez. de 2014
- 3 min de leitura
Bea nos mostra como o amor e a fé nos sonhos podem superar grandes desafios
"Livro é cultura mamãe, posso levar?"
É desta forma que Beatriz Peres, de 11 anos, ganha sua mãe, Fabiane Peres, quando quer um livro novo. A leitura sempre esteve presente na vida desta pequena. Quando ainda estava grávida de Bea, Fabiane já lia historinhas para a filha. Talvez Fabiane pudesse sentir que as letras, personagens, cores e o mundo criativo dos livros seriam aliados de sua garotinha em sua jornada.
Com apenas cinco anos Bea já estava alfabetizada e aos seis já arriscava suas primeiras letras cursivas. Foi nesta época que ela escreveu seu primeiro livro, entitulado "Tob - O Cachorro Campeão", que por algum tempo ficou guardado, sem ser publicado. Tob estava aguardando o momento exato de entrar em ação.
Junto com o seu amor pela leitura, com o passar do tempo Beatriz demonstrou ter outra paixão: os animais. Por isso, no seu aniversário de 10 anos, em março de 2013, Bea recebeu a melhor surpresa que poderia, seus pais trouxeram para ela uma cachorrinha, que ganhou o nome de Minnie.
Nesta mesma época, os pais de Bea buscavam respostas para problemas de saúde que a menina vinha apresentando. Depois de alguns meses de diagnósticos incorretos, Fabiane conseguiu uma ressonância magnética, e com ela veio a notícia de um tumor no cerebelo. "Dai em diante, tudo era incerto, foram muitas cirurgias, remédios e tratamentos para eliminar a doença", lembra Fabiane.
Durante o tratamento, a família precisou deixar Minnie aos cuidados da avó de Bea, já que a rotina neste período se tornou muito desgastante. Mas, a vontade de voltar para a nova amiga motivou Bea, como conta Fabiane: "Quando ela foi voltando, o que deu força foi reencontrar a Minnie, sempre sonhando com o dia de poder ter ela de volta".
Além de Minnie, outro cão foi importante para Beatriz nesta fase. Tob, "o cachorro campeão", foi tirado da gaveta e publicado. Assim, suas duas paixões estavam juntas em um momento em que ela tanto precisava. Os livros e os cães, dando força para que Bea seguisse em frente.

Foto do reencontro de Minnie e Bea após meses de tratamento

Palco preparado para o lançamento do livro de Bea. Evento reuniu família e amigos

Tob também se tornou bichinho de pelúcia

A doença foi vencida com o tratamento, os livros e todo o amor de sua família e amigos. Restaram sequelas motoras e agora Bea precisa passar por um tratamento de reabilitação. Além de trabalhar em sua recuperação, ela ainda tem muitos outros projetos. O próximo livro da escritora já está pronto e ilustrado, se chama Wendy na Selva, e a continuação do Tob já está sendo produzida. "Como escritora, também gostaria muito de conhecer o Ziraldo, e ver seu livro sendo lido por todas as crianças para que não parem nunca de acreditar nos sonhos", conta Beatriz.


Quando "Tob - O Cachorro Campeão" foi escrito, Beatriz já havia escolhido o destino dos recursos provenientes da venda. Ela queria ajudar animais de rua. Fabiane explica que a destinação dos recursos sofreu uma pequena alteração por conta dos custos que a reabilitação terá. "O sonho da Bia sempre foi ajudar os animais, e acabou que a vida nos deu uma super rasteira, mudamos só um pouco os planos", explica. A renda do livro será dividida em 3 partes: na reabilitação da Bea; um fundo para publicar novos livros e ajudar os animais abandonados, seu principal objetivo e sonho.
O livro custa R$ 15 e os pedidos podem ser feitos na página da escritora no Facebook. (clique aqui)


Através desta página também é possível deixar mensagens para Bea. "Queremos agradecer o apoio de todos que estão sonhando junto com a Bia. Ela lê todas as mensagens e fica muito feliz com todo o carinho que está recebendo", destaca Fabiane.
Ao ser convidada para conceder esta entrevista o primeiro pedido de Bea foi conhecer os patudos protegidos pelo Guapecas. Como é bom ver crianças tão especiais interessadas e dispostas a ajudar seus amigos animais.
Abrace este lindo projeto de Bea e também deixe um recado de apoio em sua página no Facebook.
Comments