Adotar é coisa séria
- projetoguapecas
- 9 de jul. de 2014
- 4 min de leitura
Está pensando em adotar? Fique atento a estas dicas para proporcionar uma boa vida para seu novo amigo e para tomar esta decisão com responsabilidade:

SEJA RESPONSÁVEL: não é porque está adotando que não tem a responsabilidade de proporcionar melhores condições de vida ao animal, pelo contrário, justamente por adotar um animal que já foi de rua, sofreu e agora está recuperado, é que tem a responsabilidade de cuidar dele, amar e principalmente respeitar. E isso inclui respeitar a personalidade dele, mesmo que no começo possa ser de temperamento difícil;
SEJA LIMPO: lembre-se constantemente que ele é um ser vivo, necessita de cuidados com higiene. Isso quer dizer que deve sempre dar banho, escovar os pelos (se necessário) para que não fique emaranhado, cuidar com infestações de parasitas (pulgas, carrapatos, piolhos, etc), lave os potes de água e comida frequentemente, lave constantemente o local onde dorme (se tiver coberta ou manta, também devem ser lavadas sempre), e cuidar de seus dejetos, afinal eles não aprendem sozinhos onde devem fazer (especialmente os filhotes) e muito menos recolhem os dejetos sozinhos. Ensine-o, com insistência e paciência, onde deve fazê-lo e limpe frequentemente, para que não dê mau cheiro ou outras surpresas.
Jamais use de violência para ensinar, lembre-se que ele, apesar de não aparecer, é um animal irracional e não pensa da mesma forma que você. Se necessário contrate um profissional ou busque dicas na internet.
SEJA CUIDADOSO: uma alimentação de boa qualidade e equilibrada é fundamental! Certifique-se de comprar a ração indicada para a idade e tipo do animal. Jamais dê alimentos humanos inapropriados como doces, bolachas, salgadinhos, etc., pois além de trazer malefícios ao organismo deles, pode acarretar em uma grave doença no futuro.
SEJA PACIENTE: Para seu animal, não importa se ficou fora 1 hora ou 1 dia. Ele irá sentir a sua falta e irá fazer a maior festa quando chegar ou tentará chamar sua atenção. Então lembre-se sempre de dar atenção a ele, brincar, levar para passeios diários, além de exercício para queimar energia, funciona como um momento de integração entre vocês, e irá cada vez mais fortalecer essa amizade. Se ele irá passar o dia todo sozinho, pense na possibilidade de adotar um amigo para fazer companhia, ou deixar brinquedos a disposição, isso ajudará a entretê-lo e não se sentirá sozinho. Procure dicas com profissionais ou mesmo na internet.
Antes de adotar, pense muito sobre seus hábitos e seus horários. Se não tem ao menos 2 horas diária para se dedicar ao seu animal ou aos cuidados que ele exige, não adote. Poupe-o da tristeza de não ter companhia, não ter atenção, afeto e carinho.
SEJA CONSCIENTE: CASTRE seu animal! Caso o tenha adotado filhote, ou adotado de alguém que não providenciou a castração, faça-o. É de extrema importância, pois além de trazer benefícios de saúde para seu animal, irá prevenir crias indesejadas e consequentemente, haverá menos animais abandonados nas ruas.
SEJA PRECAVIDO: Vacine seu animal conforme as necessidades de sua idade. Filhotes são 3 doses com intervalos de 21 dias e adultos são 1 dose, ambas reforçadas 1x por ano. Essas vacinas são fundamentais para proteger seu amigo de doenças silenciosas e fatais como: cinomose, parvovirose, leptospirose, etc. E além das vacinas anuais, é importante vermifugar seu animal a cada 4 ou 6 meses para evitar parasitas no estomago e intestino;
SEJA DUPLAMENTE RESPONSÁVEL: Ao adotar deve-se lembrar que seu novo amigo viverá alguns anos ao seu lado, portanto, além de todos os cuidados citados acima, não deve se esquecer que caso haja necessidade de mudar de residência, o que fará com seu amigo? Tenha plena consciência de para onde quer que vá, deverá leva-lo, afinal, quando pensou em adota-lo, pensou em dar uma chance de ele ter uma família e fazer parte da sua família, portanto não pode simplesmente deixa-lo para trás, ou abandona-lo a própria sorte. Você faria isso com algum membro de sua família?!
Esteja consciente que ao leva-lo para casa estará retirando ele das mãos de pessoas que lutaram muito para salvá-lo e proporcionar qualidade de vida e que não é justo coloca-lo em mais uma mudança, mais uma adaptação, para em apenas 2 ou 10 dias você simplesmente desistir. Ele sofrerá, pois mesmo sendo irracionais, o sentimento de carinho, amor e dedicação existe de sobra dentro de cada um desses animais. Dê uma chance de ele te conquistar e provar que pode se adaptar a você. Isso leva um tempo, e na maioria das vezes, maior do que o que você imagina! Seja paciente!
Se mesmo lendo atentamente todas as informações contidas nesse folder, ainda desejar adotar um animal, faça-o da maneira mais especial. Procure por aquele que mais de identifica ou se encaixe ao seu perfil. Não se importe com estética e sim com sentimentos. Proporcione a ele a chance de ter algo que nunca teve: uma família!
Não desista do novo membro da sua família a menor das dificuldades, afinal, ele não tem culpa de seus atos e nem de sua imaturidade em assumir tal responsabilidade. Esteja consciente de ele viverá alguns anos ao seu lado, e terá de leva-lo para onde for.
Comentários