Cuidados com os Cães Idosos
- projetoguapecas
- 24 de jun. de 2014
- 2 min de leitura
Assim como os seres humanos, os animais também envelhecem. Quando eles chegam nessa fase da vida, os cães necessitam de cuidados especiais, pois estão mais vulneráveis a doenças e alterações comportamentais. Visitas periódicas ao veterinário e uma alimentação saudável, são algumas das recomendações, sem esquecer de dar amor e carinho ao seu amiguinho. Nessa fase da vida, os cães necessitam de muito carinho a atenção.
Na semana passada, o cachorrinho da voluntária Claudia Lousão morreu, ele tinha 13 anos. O cão foi resgatado pela voluntária, que lhe deu muito amor e carinho. Confira a mensagem que Claudia Lousão deixou para o cachorro Arthur em seu perfil no Facebook:
"Essa semana você se foi. Faltando apenas 10 dias para completar 1 ano ao meu lado. O dia que encontrei você na porta da casa da minha mãe, no dia do meu aniversário, entendi que seria esse o presente que nosso protetor São Francisco tinha me enviado. Minha missão era cuidar de você no momento que mais precisava, mas foi abandonado.
Com você aprendi a ser paciente quando me sentava no chão e tentava convencer você a tomar água, já que sua memória já não era das melhores e simplesmente se esquecia. Só não esquecia de pedir os biscoitinhos suculentos que todo dia eu te dava Aprendi a respeitar suas vontades, nos dias que não estava afim de sair da sua amada casinha, mas ainda assim ás vezes te contrariava porque você tinha que tomar os remédios. E como você era rabugento!!! Muitas vezes vi você sofrer de dor, chorar a noite inteira e tive paciência naqueles momentos que não me reconhecia e tentava me morder. Eu sabia que você logo iria se lembrar e voltaria a abanar o rabinho todo faceiro. Lembro com carinho das vezes que contrariamos os ordens da minha mãe de não deixar você entrar dentro de casa, e então você ia lá e fazia um baita xixizão no meio da sala. Véio é assim, e aprendemos a te entender e saber o que te fazia feliz. Não sei como foi sua vida nos seus 13 anos antes de me encontrar, acredito que devido sua condição de saúde não foi muito boa, mas de uma coisa tenho certeza, nesse último ano de vida você foi muito amado e tudo o que podia fazer por você foi feito! Vá em paz véio, que no céu dos bichinhos você não tenha artrite, artrose, bico de papagaio e nenhuma dor que te impeça de correr e pular muito! Um dia vamos nos encontrar e vou te dar um esmagão que eu adorava te dar sempre que não me mordia. Amo você Arthur, amei cada dia que esteve ao meu lado"
Para ajudar você a reconhecer quando um animal está entrando para a terceira idade, assista o video produzido pelo Canal Pet Stop dando algumas dicas. O vídeo pode ser acessado clicando AQUI
Comments