Enchentes: como proceder para garantir a saúde do seu animal
- projetoguapecas
- 12 de jun. de 2014
- 2 min de leitura
No último final de semana o estado de Santa Catarina, principalmente a região de Joinville e Itajaí, sofreu com as enchentes.
Segundo nota divulgada pela Defesa Civil do estado, 39 municípios registraram alagamentos e cerca de 120 mil pessoas foram atingidas.
Diante desta situação, a Central Solidária foi reativa e até sexta-feira recebe doações de donativos como produtos de limpeza, roupas, alimentos não perecíveis e água engarrafada.
As doações para a Central devem ser levadas até o galpão do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Bucarein.
O contato com a água das enchentes traz riscos para a saúde humana e também animal. Alimentos atingidos devem ser descartados e utensílios domésticos devem ser muito bem higienizados. As pessoas devem usar luvas e botas para fazer a limpeza das casas depois que a água desce, entre outras orientações divulgadas pela Defesa Civil.
Para que você tenha também informações sobre como agir caso seu cão ou gato tenha entrado em contato ou ingerido a água das cheias, nós conversamos com a Dra Ana Paula Aguiar, que nos deu algumas dicas. De acordo com a veterinária, em caso de contato com a água contaminada é importante observar se o animal apresenta algum tipo de ferimento ou lesão. Caso note alguma anormalidade, a recomendação é encaminhar o animal a um veterinário. Ela salienta também que, em casos de enchente, é comum os animais serem abandonados por moradores das regiões atingidas por alagamentos e deslizamentos de terra. "O pânico e o desespero para se salvar faz com que muitos animais de estimação sejam deixados para trás", comenta.
Em casos de enchentes e inundações, os cães e gatos necessitam de auxílio para alimentação e cuidados após a tragédia. Acompanhe algumas dicas de como proteger seu animal de estimação:
- Não deixe o animal preso a cordas ou correntes. Caso o nível de água suba, ele pode ficar enroscado em algo e se machucar ou até mesmo se afogar.
- Outro cuidado importante é com a higiene dos animais. É recomendado mante-los sempre limpos;
- Nunca abandone seu animal. Nessas horas ele precisa se sentir seguro e protegido.
- Em casos de enchente, mantenha os animais em local seco e seguro.
- Mantenha as vacinas sempre em dia.
* Imagem da internet
댓글